Trabalhamos com gestores de todos os níveis em temas-chave como valores e atitudes de liderança, cooperação, papéis, confiança e ferramentas básicas de liderança. Para nós, a aprendizagem não se inicia pela escuta. Em nossos programas, criamos um espaço seguro no qual experimentar, experimentar, tentar e errar, feedback aberto e reflexão são um dado. Nossos cursos de treinamento para líderes são projetados como jornadas de aprendizagem nas quais novos comportamentos podem ser ancorados para se tornarem rotina. O coração didático do programa é o nosso ciclo de aprendizagem de vivenciar - refletir - aprofundar - transferir, pelo qual os participantes passam iterativamente.
Dos funcionários ao conselho de administração - sempre encorajamos você a estender sua zona de conforto, olhar para as coisas existentes e experimentadas e testadas de novas perspectivas e questionar criticamente se seu próprio comportamento leva ao objetivo desejado. Alinhamos a forma como o programa é realizado aos requisitos especificados e um esclarecimento conjunto das necessidades e usamos oficinas presenciais clássicas, bem como implementação puramente virtual ou híbrida.
Desenhamos nossos programas de liderança em um processo co-criativo baseado nos desafios e objetivos dos diferentes níveis de liderança dentro da organização.
Desenvolvendo líderes em vários níveis
Nível de liderança:
Líderes de divisões ou departamentos
O desafio:
Desenvolver e dar vida a um entendimento comum de cultura e liderança em toda a função de liderança. A liderança é aqui explicitada como tema para que se estabeleçam as condições básicas necessárias para atingir os objetivos operacionais.
O foco:
• Desenvolvimento de uma cultura de liderança compartilhada
• Estabelecer princípios de liderança para substituir regras rígidas
• Utilização de premissas comuns de tomada de decisão para garantir uma direção consistente
• Design direcionado de cultura através de storytelling e aplicação de talk-walk-repeat
• Concretizar iniciativas de mudança
Nível de Liderança:
Líderes de equipes.
O desafio:
Atingimento das metas operacionais pelos membros da equipe. O objetivo aqui é desenvolver processos, otimizá-los continuamente e incentivar os colaboradores a pensarem constantemente em suas próprias melhorias.
O foco:
• Liderar uma equipe sem controlar detalhes, mas ao mesmo tempo prestar atenção a todos
• Promover a auto-responsabilidade e auto-organização.
• Acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores
• Identificar padrões de conflito e garantir a resolução de conflitos
• Aceitar a complexidade e utilizá-la para a diversidade da equipe
• Usar feedback regularmente como método
• Melhorar a cultura de falhas na equipe
• Refletir sobre seu próprio papel nos processos de mudança
Nível de Liderança
Equipes interdisciplinares que se reúnem para tarefas ou projetos.
O desafio:
Como a liderança é bem-sucedida sem autoridade disciplinar? As tarefas clássicas de liderança estão sendo realizadas cada vez mais de forma independente e auto-organizada.
O foco:
• Definição de papéis
• Desenvolvimento de princípios de tomada de decisão
• Estabelecimento de canais de comunicação
• Métodos de trabalho auto-organizados
• Estruturas auto-organizadas
Nível de liderança:
Líderes de equipe de longa data
O desafio:
Reflexão sobre a sua própria experiência de liderança tendo como pano de fundo os desafios de um mundo VUCA (Volatilidade – Incerteza – Complexidade – Ambiguidade)*
O foco:
• Vivenciando o impacto da liderança na cultura
• Lidar com os desafios de um ambiente VUCA
• Adotar uma postura de coaching
• Moldar conscientemente a cultura com boas práticas
• Tomada de decisão como uma ação que expressa as crenças fundamentais de uma organização
• Criar uma cultura de equipe aberta à mudança e à inovação
* VUCA é um acrônimo e descreve quatro mudanças ou desafios que o mundo profissional atual apresenta para empresas e funcionários: Inconsistência - Incerteza - Complexidade - Ambiguidade.
Nível de liderança:
Líderes juniores / banco de talentos
O desafio:
Definição e reflexão do seu próprio papel de liderança
O foco:
Respondendo à pergunta: Por que alguém deveria ser liderado por mim?
• Meus pontos fortes e valores
• Vicenciando os fundamentos da liderança
• Comunicação eficaz da liderança
• Concordar com os resultados
• Motivação
• Mentalidade de crescimento
• Dar e aceitar feedback
• Reflexão sobre como lidar com conflitos de papéis
• Confiança e comunicação
• Praticar habilidades de facilitação